Geral

Lava-Louças limpa mais do que se imagina.

Quando decidi comprar a máquina de lavar louças, a real motivação foi o fato de não ter de colocar a mão na massa e evitar que a Baixinha (a que manda!) pedisse o divorcio….

Contudo, nesta semana tive de ficar o dia inteiro em casa, vedo TV, devido a necessidade de repouso pós operatório. Em uma das zapeadas entre canais, acabei parando em um canal da Discovery Channel, chamado Mythbusters, e o episódio era sobre o mito de que existem itens do cotidiano mais sujos que uma privada.

O mais impressionante é que a esponja de cozinha foi o item mais sujo da lista, que incluía além do assento sanitário, controle remoto de tv de hotel, interruptores de luz, dinheiro, telefone celular, e mais alguns que não me lembro agora.

Conforme este estudo (ATENÇÃO – o link ira abrir o download do trabalho) do Instituto Adolfo Lutz, confirmou que todas as amostras testadas estavam contaminadas. Segue Resumo do trabalho:

Em unidades de alimentação e nutrição são utilizadas esponjas e detergentes para a lavagem de equipamentos e utensílios. Contudo, se a higienização não for adequada corre-se o risco de haver contaminação cruzada. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as condições higiênico-sanitárias de esponjas contendo agentes bactericidas, empregadas na lavagem dos equipamentos e utensílios das unidades. Analisou-se 48 esponjas, utilizando técnicas microbiológicas tradicionais e Método rápido, para a determinação de coliformes totais e E.coliStaphylococcus aureus, além de bolores e leveduras. Os resultados mostraram que todas as esponjas apresentavam contaminação por coliformes totais e E. coli, com variação de 105 a >108 UFC (unidades formadoras de colônias)/ml. Para os demais microrganismos a contaminação variou de 101 a 104 UFC/ml sendo esta maior no Método rápido que no método tradicional. A contaminação encontrada, neste estudo, demonstrou condições sanitárias inadequadas das esponjas, devido a falta de higiene dos manipuladores, restos de alimentos contaminados ou o não seguimento das normas de Boas Práticas de Fabricação pelos funcionários da Empresa, o que pode levar à um aumento no risco para o consumidor.

Com isto fico mais feliz ainda com minha máquina de lavar louça pois todos os ciclos de lavagem utilizam água em temperatura de no mínimo 60 graus centigrados, sendo o normal 70 graus centigrados. Ou seja alem de não ter contato com nada que possa estar contaminado, ainda utiliza água em temperatura que mata a maioria dos germes.

Tem esta reportagem do portal Terra, menos cientifico (ou seja sem nenhuma referencia cientifica) mas bem mais fácil de leigos lerem….

 

Video do Mythbusters:

Anúncios

Um pensamento sobre “Lava-Louças limpa mais do que se imagina.

  1. Uma máquina de lavar louças analisada por um engenheiro! Era exatamente isso que eu estava procurando! Gostei bastante da tabela comparando os custos, especialmente por ter levado em conta a amortização da máquina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s