Geral

Lava-louças e o gasto de energia

Quando estava pensando em comprar a lava-louça, um dos comentários que mais eu lia era de que a lava-louça consome muita energia e por isto não valia a pena.

Como um bom engenheiro eletricista, ler estas afirmações ligam um sinal vermelho na cachola. Com isto resolvi investigar o que há de verdade nesta informação.

Nos manuais disponibilizados pelos fabricantes na internet, todos disponibilizam a informação do consumo por ciclo. Estas duas ultimas palavras é que são muito importantes pois nos facilitam muito a vida. Não importa o quanto tempo a maquina leve para lavar a louça, pois o fabricante já contabilizou para nós leigos o quanto a máquina consome de energia elétrica. Olha só um exemplo do manual da maquina que eu comprei:

Ele diz que no ciclo normal, a máquina consome 0,7kWh por ciclo, ou seja, a cada vez que eu coloco ela para funcionar no ciclo normal ela vai consumir no todo, 0,7kWh de energia. Ai fica fácil saber o quanto você vai ter de aumento de energia no final do mês. Eu estipulei que eu iria utilizar a máquina 1 vez ao dia no ciclo normal, dando no final do mês 30 ciclos. Procurando na minha conta de energia, descobri que pago indecorosos R$0,65 por kWh, graças a carga tributária de 30%de ICMS ( a mais cara energia do Brasil).

Fazendo uma conta de padaria temos: 0,7kWh/ciclo x 30 dias x R$0,65 = R$13,65 de conta de luz no final do mês. Extrapolando um pouco se realizar um ciclo normal durante a semana e 1 pesado nos finais de semana, teriamos (0,7kWh/ciclo x 30 dias x R$0,65)+ (0,94kWh/ciclo x 8 dias x R$0,65)= R$18,53 Claro que isto é uma estimativa, e pode ser mais ou menos dependendo de como utilizarmos, mas serve como uma boa base.

Mas como engenheiro que sou eu não me contento em saber somente quanto de energia elétrica eu vou gastar, pois eu sei que o custo operacional de um equipamento elétrico não se resume ao custo de energia, e acabei montando uma tabelinha para saber se realmente valia a pena ter uma lava-louça.

Olha só:

Explicando cada coluna:

Insumos: o que foi considerado no estudo, tudo o que me veio a cabeça e que estaria relacionado ao custo entre um ato de lavar a louça manualmente e lavar com máquina. Alguns insumos foram desconsiderados porque no final o impacto do custo seria mínimo, tal como o pano de prato para secar os pratos manualmente, que duram anos…..

Unidade: só para facilitar

Manual: quantidade de insumos utilizados na lavagem manual por ciclo.

Maquina: quantidade de insumos utilizados na lavagem com maquina por ciclo.

Custo: Valor em reais dos insumos na unidade especificada. A maioria dos valores são aproximados, tais como o do detergente que variam bastante entre marcar e regiões.

Custo manual: Valor em reais gasto em cada lavagem manual

Custo máquina: Valor em reais gasto em cada ciclo da máquina.

Explicando cada linha:

Água: Foi considerado que em um método de lavagem manual se gasta 40 litros de água. É um valor que eu acho bem mais coerente pois no site da SABESP, está documentado que se gasta 117 litros de água em 15 minutos de limpeza manual de louça. Para a máquina foi considerado o ciclo normal e utilizado o valor disponível no manual do produto que eu queria comprar. 

A tarifa de água aqui na minha comunidade a tarifa é de R$ 2,06 por metro cubico de água mais R$1,854 pelo metro cubico de esgoto total de 3,914 sem impostos!

Eletricidade: Valor declarado de energia gasta por ciclo, retirado do manual do produto

Detergente liquido: Eu fiz uma extrapolação com o que acontecia aqui em casa. Normalmente comprávamos 2 frascos de Minuano totalizando 1 litro. Como normalmente a Baixinha (a que manda) lavava o grosso da louça no final do dia, considerei que gastávamos 0,034 litros de detergente por lavagem. (1 litro dividido por 30 lavagens no mês).

Detergente em pó: o manual fala que no ciclo normal se gasta 15 gramas de pó por ciclo

Abrilhantador: o manual não fala nada de consumo, mas fala que o compartimento comporta 100ml. Considerei que teria um consumo de 100ml por mês, o que daria 3,34ml de secante/abrilhantador por ciclo.

Luva: Considerei um par de luva por mês pois não faço a mínima ideia de quanto dura um par de luva de limpeza.

Esponja. O mesmo caso da luva

Amortização da máquina de lavar-louça: Eu estipulo que os eletrodomésticos durem em média 5 anos tanto pela durabilidade quanto pela obsolescência do produto. Com isto peguei o valor médio que eu achei no mercado do modelo que eu queria comprar e dividi pela quantidade de ciclos que eu espero que a máquina tenha neste período de 5 anos. Eu considerei um ciclo por dia.

Manutenção: Qualquer equipamento dá manutenção. Eu considerei que caso a máquina dê algum problema, estes problemas ocorrerão no máximo 1 vez por ano, durante 5 anos, e que este custo por manutenção não ultrapasse R$200,00. Até mesmo porque se passar disso é sinal para jogar fora e comprar outra.

Tempo da Baixinha: Todo mundo esquece que o tempo das pessoas tem um custo. Claro, você trabalha de graça? Eu não. Como é ela que efetua esta tarefa FDP, eu peguei o custo da hora dela, arredondando para R$10,00. Outra consideração que eu fiz foi que para carregar a maquina com a louça do dia ela gasta cerca de 5 minutos e para lavar a louça manualmente ela gaste 15 minutos. Todos estes valores de tempo foram convertidos para a base decimal para facilitar o calculo. (15 minutos = 0,25 decimal e 5 minutos é igual a 0,08 decimal) Aqui também poderia ser substituído pelo valor da hora de uma faxineira ou empregada para se ter um parâmetro de comparação se vale a pena ter faxineira/empregada ou lava-louça.

Manicure: É um gasto também, e que é diretamente influenciado pelo ato de lavar a louça. Pelas minhas observações, a Baixinha vai 1 vez por semana na Manicure. Em férias na casa de parentes, observei que ela vai a cada 15 dias. Considerei que se tivermos a lava-louça ela entraria no sistema de férias, fazendo as unhas a cada 15 dias. Dividi 1 pela quantidade de dias entre as idas na manicure. Quando se multiplicar pelo valor da manicure se terá o valor de manicure por ciclo de operação da máquina, ou o custo de manicure por lavagem manual. O valor eu tire da média cobrada na minha comunidade que está no site Mercado mineiro.

Conclusões? No meu cenário, considerando o tempo da Baixinha, no qual eu realizo um ciclo normal por dia, vale muito a pena ter uma lava-louça. Eu posso chegar a economizar cerca de R$40,00 por mês.

E mesmo se eu não considerar a Mulher Hora e o insumo de manicure, eu não acho muito ter de gastar cerca de R$40,00 por mês para acabar com a cara fechada da Baixinha por ela estar lavando a louça.

27 pensamentos sobre “Lava-louças e o gasto de energia

  1. Também estou pensando seriamente em comprar uma lava louças. Só que vc esqueceu de calcular o custo da maquina de lavar!

    • Carlos, na verdade o custo foi descrito como a Amortização do equipamento.

      Segue a descrição que eu coloquei no post:

      Amortização da máquina de lavar-louça: Eu estipulo que os eletrodomésticos durem em média 5 anos tanto pela durabilidade quanto pela obsolescência do produto. Com isto peguei o valor médio que eu achei no mercado do modelo que eu queria comprar e dividi pela quantidade de ciclos que eu espero que a máquina tenha neste período de 5 anos. Eu considerei um ciclo por dia.

      Na época o valor médio da maquina que eu queria era de R$700,00 (electrolux 6 serviços) e dividi por 1800, que são a quantidade de ciclos esperados em 5 anos. Com isto acho o valor que eu paguei no equipamento para cada ciclo que ele executar nos 5 anos.

      Um item que eu não considerei foi trazer para o valor presente possíveis depreciações pois complicaria o calculo e para o tempo considerado e para o valor do bem, não acredito que haja um impacto significativo para os cálculos.

      • bom dia manédecasa, meu esposo é o mecânico, mas não de casa. Eu faço tudo sozinha, só tenho uma diarista uma vez por semana, lavo passo, cozinho, faço tudo que se come, pães, bolo, comida, costuro, e faço pães e bolos sob encomenda, ainda sou palestrante, preparo os resumos, os slides, e cada 6 domingos faço um programa de rádio duas horas, só ganho com os produtos que faço, e roupas que as vezes sobra tempo para fazer, estava relutante em comprar uma, quando estão todos em casa a louça sobra para mim e o mecânico (risos) nem vou na manicure, corto as unhas curtas mesmo, luvas eu uso para fazer comida, e a esponja é uma cada 10 dias, detergente, é um e meio por semana, sou rápida pra lavar louça, mas são duas até três por dia, alem da artrite nas mãos, e nos tornozelos, artrose na nuca, osteoporose na coluna, eu estava relutante, o marido mecânico é um cara total, quando estou impossibilitada ele lava tudo antes de sair, depois de todo seu trabalho em fazer todos esses cálculos, vou comprar uma.

  2. Ri muito com seu “desperdicio de tempo” em calcular tudo isso para que pudesse convencer meu marido a parar de reclamar do uso da lava-louças. Algumas vezes algum item fica com alguma mancha, mas isso tambem acontece com louça lavada a mao e se livrar da pia lotada nao tem preço. Parabens.

  3. Por isso que a engenharia tá isso no Brasil…..

    KWH = Kilowatt / Hora, significa que ela gasta 0,7 KWh.

    O ciclo normal gasta um tempo de 2horas e 5 minutos, ou seja 125 minutos!

    Fazendo um cálculo básico, independente de custo, Terá 2 Horas x 0,7 KWh = 1,4 KWh utilizando o ciclo normal.

    Isso duplica o Valor que foi calculado, mas ainda sim, pode se dizer que a Lava loucas é sim um ótimo custo beneficio.

    Há de levar em conta que a louva é desinfectada, nao há perda de tempo, nao há stress, o prazer em cozinhar aumenta, a saúde melhora muito!

    Ja lavando na mao, o gasto de água é absurdo, a louca ainda continua suja porque nao tem agua Quente, e principalmente: A ESPONJA ESTÀ SEMPRE CONTAMINADA DE FUNGOS E BACTERIAS!

    Fungos e bactérias contaminam talheres e depois vao para boca! SIM, isso mesmo, voce come bacteria e fungo ao lavar a louca diariamente na mao.

    Ué, mas porque ninguém incentiva as Lava loucas?
    Imaginaram a quantidade de gente desempregada haverá ?

    Vejam se as pessoas no exterior lavam louca na mao! Ninguém Lava! È questao de economia, de saúde, de tempo, de qualidade de vida e de respeito com a própria saúde.

    Mas legal a postagem.

    Só reveja os cálculos.

    • Na boa… não fale bobagem…. estamos falando de energia, uma unidade.
      É a unidade que voce está sendo cobrado na conta de luz.

      Segundo, o problema não é a engenharia. É o ensino básico que não ensina as pessoas a interpretarem texto.

      Falando para um leigo como voce:

      Em todos os lugares está descrito que o consumo é por ciclo, então durante todas as 120 minutos no total, no final do ciclo, é consumido no total 0,7kWh (e não kW/h como voce insinua).

      Cuidado com o que voce posta, para não passar por bobo….

  4. uau! adorei! a baixinha aqui em casa sou eu… e quando disse “temos q comprar uma lava loucas”, meu marido logo perguntou “será q vale a pena $$$?”… chegamos ao seu post e ele amou a parte “acabar com a cara fecha da Baixinha por ela estar lavando a louça” heheheh

  5. Bom humor é tudo de bom! A Baixinha aqui tem tem uma lava louça há 25 anos e pasmem, funcionando ainda! Como nós achamos que ela já nos serviu bastante, resolvemos aposentá-la afinal já há muito tempo nem peça de reposição existe mais. Enfim chegou a nova, linda silenciosa e cheia de programas, a outra só tem três, botei ela pra trabalhar hoje pela primeira vez, estou me familiarizando com os ciclos. As minhas, tanto a nova quanto a velha são das grandes e a gente liga em média a cada dois dias. Vale sim muito a pena esse conforto, a gente mereçe! E as novas segundo os cálculos ai em cima, devem ser mais econômicas que as antigas.

  6. PARABENS COLEGA EU COMPREI A MINHA ELETROLUX VAMO VER O VALOR DA CONTA SE REALMENTE SOBE OU NAO SEI QUE FUI MUITO CRITICADA POR TODOS TIPO …VOCE É LOUCA EU SOU QUERO SOSSEGO E PONHO A MAQUINA PRA LAVAR ESTOU GOSTANDO ABRACOS

  7. Pingback: Resenha Lava-louças Electrolux LE09X |

  8. Parabéns pela explicação, vc me fez ver algo super bom e economico. Qual o modelo de sua lava louça? desculpe não achei…

      • Sim, estou gostando sim do modelo. Já estou com ela a 4 anos sem problemas (não que isso se aplique a todos) realizando o trabalho a contento, e hoje depois de tanto uso, praticamente todos os “percalços” que tive já não se repetem… virou instintivo o modo de colocar a louça para não ficar sujo, olhar qual material na hora de comprar um utensilio domestico ou eletrodoméstico.

        Contudo, a família aqui cresceu, e com isto ela está ficando pequena. felizmente eu tive que reformar a cozinha e já reservei um espaço para uma maior…. só aguardando um dinheirinho entrar para troca-lá por uma de 9 serviços….

  9. Kkkkkk adorei seus cálculos, principalmente considerando o fator mulher, pq somos nós as obrigadas moralmente a lavar essa louça indecente e FDP ! Parabéns, ja comprei a minha e to mais feliz ainda com os custos baixos kkkk

Deixe um comentário

