Geral

O que não lavar em uma Lava-Louças

O Mané aqui tinha comentado que dois utensílios da cozinha foram desfigurados por conta da lava-louça.

Sim, é verdade que tem coisas que não se pode lavar na máquina. Tá lá escrito no manual, mas até mudarmos os conceitos era previsível que algo assim acontecesse.

Uma delas foi uma distração minha. Nós temos tínhamos uma tábua de carne feita em vidro com uma bela decoração em motivos cítricos. Contudo eu acreditava piamente que esses desenhos de laranjas e limões eram silkados no vidro. Acabei descobrindo que na verdade era um adesivo. Menos mal, pois agora temos uma tabua de carne transparente e muito mais higiênica.

A outra baixa foi uma cafeteira italiana pequena que temos. Eu também imaginava que o material do qual era feito fosse qualquer coisa que não alumínio. O acabamento era muito brilhante, sei lá.  Contudo era alumínio sim. Com isto ele ficou todo fosco.

Moral da historia. O mané da casa sempre deve perguntar para Quem Manda, de que material se trata o utensilio que você quer botar para lavar.

Veja bem, os materiais não foram inutilizados, mas simplesmente perderam sua beleza original ( o pior caso foi mesmo o da cafeteira). Por isto preste atenção e acreditem no que diz o manual. Alumínio não se lava em máquina de lava-louça. Portanto se você tem muitas panelas ( faz décadas que eu não vejo mais para vender) ou utensílios de alumínio você tem duas opções: Ou aproveita a desculpa e renova os seus utensílios ( de preferencia por antiaderentes) ou adie a compra de uma lava-louça.

Outra coisa que os manuais deixam claro é sobre determinados plásticos. Como o funcionamento requer agua quente, pode ocorrer de alguns plásticos não suportem a temperatura e se deformem. Aqui em casa como todos os materiais plásticos são item de custo baixo, eu não me importo muito e taco na máquina. De der problema eu jogo fora e compro outro que suporte. Por enquanto nenhum item deu problema (por enquanto hehehe…). Falam também sobre madeira, mas como não tenho nada de madeira por aqui….

Os: já comentaram comigo que existe produtos para polir alumínio que devolve a vida a minha cafeteira. Vou tentar achar e depois posto aqui o resultado.

4 pensamentos sobre “O que não lavar em uma Lava-Louças

  1. Olá,
    Adorei seu blog!
    Estou convencida q uma máquina de lavar louças vai facilitar a vida da minha família
    e já decidi que vamos comprar uma.
    Porém, este post me deixou com a “pulga atrás da orelha”.
    Quando vc diz que alumínios não podem ser lavados na máquina, vc quer dizer q os utensílios tem que ser de inox ou outro material que não seja alumínio?
    Se for assim, metade na minha louça não será lavada na máquina, pq temos talheres, panelas de alumínio e até de ferro.
    É lógico q aquele efeito brilhante não vai existir nas panelas tipo, “ver a cara refletida na panela”, pois isto só se consegue ariando com esponja de aço, mas isto não me importa, só quero mesmo parar de lavar louças, mas se coisa fica rmuito ruim, realmente não vai dar para colocar na máquina.
    Poderia esclarecer melhor este ponto.
    Muito obrigada!

    • Sim, aluminio não se lava em lava louças. Acontece uma reação quimica entre o aluminio e o sabão que destroi o aluminio. Destroi mesmo, ele fica fosco, estranho… Esse é um dos contras da máquina. Algumas das minhas panelas de uso diario são de aluminio, só que elas são revestidas em material antiaderente, ficando o fundo sem esse material. Eu uso na máquina, mas como é o fundo, que fica escondido, eu não ligo. Mas reforçando, aluminio e ferro fundido não se lava em máquina, infelismente.

      • Vou comprar e máquina e……. compras novas utensílios…
        Obrigada manédacasa!

  2. Agora que resolvi tornar minha vida mais fácil, conheci o teu blog. Ótimo. Já falaste sobre o uso de panelas de inox?

Deixe um comentário

