Geral

Lava-Louça – Vale a pena ter?

Uma coisa que o mané aqui detesta, tem ojeriza, repudia totalmente é o ato de lavar a louça e banheiro na casa.

Recuso-me formalmente a meter a mão em prato engordurado com resto de comida das pessoas ou meu mesmo. Antes mesmo de casar a Baixinha (a que manda…) já sabia deste meu “defeito de fabricação” e aceitou com muito contra gosto, o fato que estava incumbida pelo resto da eternidade ao labor de lavar os pratos. Ou isto ou passar o resto da vida comendo em copos e talheres descartáveis, o que para ambos estava totalmente fora da realidade.

Isto sempre me incomodou. Ela não tem culpa nenhuma das minhas frescuras. E o que fazer para contornar isto? Empregada? Com o nosso ordenado sem chance. Do jeito que as coisas estão o salário de uma empregada hoje consumiria boa parte do que nós já não temos. Diarista? É cara, e para uma casa de 2 pessoas a frequência ideal deste recurso é de 15 dias. Não dá para acumular tanta louça assim por tanto tempo. Lavadora de louça? Tá ai… pode ser uma solução.

Na casa da mãe do mané, a muito tempo atrás(bota tempo nisso), tinha um utensílio destes, uma Enxuta ( quando era uma excelente marca) para 8 serviços, que ficava parada na área de serviço. O motivo? Na casa da mãe do mané sempre teve secretária do lar. Era mais rápido a empregada lavar as louças, sem contar a economia de energia elétrica e sabão especial que este recurso proporcionava. Foi usada tantas vezes que eu nem me lembrava se ela realmente funcionava.

Lá fui eu pesquisar sobre lava-louças. Como todo bom engenheiro e parte integrante da geração Y lá fui eu pra nosso amigo Google. Pesquisa daqui, filtra dali (o mais importante de se fazer) e acabei recolhendo alguma informação. A maioria descartável como as de avaliações de sites de compras, que dão a clara impressão que são comentários do tipo de pessoas que não tem o mínimo de noção do que compraram e sequer abriram o manual para ler como o equipamento funciona. Saca só o tipo de comentários:

  • Consome muita energia.
  • Tem de pre lavar na mão antes, senão não lava.
  • Não lava direito.
  • Demora demais

Na boa a maioria destes tipos de comentários demonstram a cultura brasileira de NÂO ler manuais ou na pior das hipoteses não saber nem para que serve o produto que comprou. Eu descartei de cara estes comentários pelos seguintes motivos:

Consumo de energia. Porra, o cara compra um equipamento elétrico e quer que ele funcione no modo moto-continuo? Claro que consome energia.

Tem de lavar antes/Não lava direito. É discarado que é desculpa de quem não leu manual ou não soube usar o equipamento. Se fosse assim mesmo estes equipamentos já teriam sumido do mercado a muito tempo.

Demora demais. O funcionamento de uma lava-louças é diferente de uma pessoa. E outra pode levar o tempo que for pois não sou eu que estou lá mesmo…..

Bom, depois da filtragem acabei vendo que existem mais comentários positivos que negativos, e que é uma outra forma de se lidar com a louça. Existem pelo menos 3 blogs de pessoas que estão super satisfeitas com o equipamento.

http://cantodalu.blogspot.com.br/2010/02/lava-loucas-ter-ou-nao-ter-eis-questao.html

http://www.vanessalima.com.br/casa/tem-que-ter-lava-loucas/

http://resolvidoadois.blogspot.com.br/2011/04/lava-louca-judite.html

A decisão já estava tomada, iria comprar a maquina mesmo. Estava na fase de pesquisa de modelo e preços. Uma pequisa rápida no Buscapé me revelou os modelos comercializados no Brasil. Basicamente se resume a Electrolux, Brastemp e GE, 6, 8 9 e 12 servços.

Como somos 2 pessoas optei pelo modelo de 6 serviços, já que em tese encheríamos a máquina em 1 dia (café da manha e jantar). Esta decisão restringiu a escolha entre Electrolux e Brastemp e depois de uma promoção das lojas americanas eu consegui um preço descente pela Electrolux e com frete grátis.

Avaliação. A avaliação de quem realmente importa foi bastante positiva. A Baixinha ficou um pouco ressabiada pois temos outras prioridades no nosso apartamento. Sem contar em onde iriamos coloca-la. Uma das prioridades era justamente a reforma da cozinha, o que abriria espaço para a lava-louça. Meu apertamento (apartamento+aperto) tem uma cozinha nada funcional. Parece que o desgraçado do arquiteto que bolou o layout foi formado por correspondência (isso se não foi o sobrinho do construtor que rabiscou em uma folha de papel).

Isto foi resolvido instalando temporariamente a lava-louça em cima da máquina de lavar. As dimensões eram certas e ficaria na altura ideal de manusear. Tinha as tomadas de água e esgoto prontas, bem como eletricidade. Bastava pequenas intervenções, como a instalação de um “T” no cano de água para alimentar a lava-louça e instalar mais um circuito entre o quadro elétrico e a tomada. Nada que alguns metros de fio e um disjuntor não resolvam.

Ainda estamos nos adaptando a nova rotina. Sim é uma nova rotina, pois tem de tomar certo cuidado ao colocar as louças, resistir a tentação de ligar ela com pouca carga, entender que o mau cheiro com poucos dias foi por causa do resto de leite que escorreu do copo e azedou no fundo da máquina e etc…

O que pode ser dito: É muito bom simplesmente colocar a louça dentro e boa. Nada de ver a Baixinha molhando as mãos e ficando um tempão de cara fechada lavando a louça.

Demora? Sim demora. Os ciclos de limpeza são longos. Os ciclos chamados normais duram cerca de 2 horas, podendo ser mais ou menos dependendo do modelo (tudo tirado dos manuais… está lá é só procurar). Esse tempo todo é porque não há ação mecânica de limpeza. Tem de ter um tempo para o detergente dissolver a sujeira das louças. Mas quer saber? Quem está trabalhando é a máquina e não eu ou a Baixinha. A Louça está praticamente toda lá dentro e não em cima da pia, então porque cargas d’água eu vou esquentar a cabeça se ela demora 30 minutos ou 8 horas?

Mas ai falam o que eu já li na net: demora muito para lavar e com isto vai gastar muita eletricidade. Mitos da eletricidade. O quanto de energia que se vai gastar não pode ser diretamente relacionado com o tempo de funcionamento. Por exemplo, alguns modelos têm uma função ECO ou Econômica que normalmente são mais longos (chegando a 3 horas!) mas que consomem menos energia que o ciclo normal! Olha o que diz o manual da que eu comprei:

Imagem

Tem modelos mais econômicos e mais gastões, normalmente relacionados com a capacidade. Só para exemplificar, um modelo de 6 serviços pode consumir cerca de 0,94 kWh e as grandes de 12 serviços 1,4kWh no ciclo mais pesado. Depois explico como isto se reverte em custo (R$) no final do mês (Edit: tá aqui as contas) . Este tipo de informação está nos manuais dos aparelhos e hoje em dia todos os manuais estão disponíveis nos sites dos fabricante. Vai por mim basta procura que você acha. E se não achar liga para o SAC do fabricante….

Não tenho de pré lavar os pratos. Todos os manuais que eu encontrei, falam claramente que você tem de raspar o grosso da comida que fica no prato e na panela. Tipo, quando você vai lavar a louça na mão você enche a cuba da pia de grãos de arroz, pedaços de osso, restos de gordura do bife, talos da alface? Não né? Você vai lá com um garfo ou uma das facas e raspa esse grosso no lixo. Isso que você faz de qualquer maneira é a única coisa que você tem de fazer antes de colocar a louça na maquina.

Quanto a não lavar. Eu ainda estou experimentando, descobrindo a melhor combinação de ciclo e quantidade de detergente, bem como a melhor disposição dos utensílios dentro da lava-louça. Se você colocar a louça de qualquer maneira, não vai funcionar. Um exemplo foi uma frigideira na qual a baixinha fritou omelete e que não lavou direito. Ela colocou a frigideira escondida atrás de um pote.  A máquina funciona esguichando uma solução de água quente e detergente direto na louça. Se ficar pratos empilhados a água não vai chegar lá e não vai lavar mesmo. Outro objeto que não lavou direito foi uma travessa de vidro que eu assei pão de queijo. Ficaram uns pontos embaçados. Os motivos da não limpeza neste caso ainda não descobrir. Fora estes dois casos, tudo o que eu já lavei saíram limpos. Copos, pratos, talheres (melhor que os lavados a mão, por incrível que pareça) frigideiras e até uma panela na qual eu preparei molho de cachorro quente um dia destes, na qual tinha uma crosta de molho queimado na borda pois ficou um pouquinho de tempo a mais no fogo( mea culpa hehehe)

O macete das panelas, pelo menos no meu caso foi o seguinte: Como a minha lava-louças é pequena eu separo em duas cargas quando tem muitas panelas. Primeiro eu coloco os copos, pratos talheres e etc em uma primeira carga e lavo. Enquanto está lavando os pratos, as panelas estão dentro da pia com água e um pouco do detergente da máquina de lavar, para amolecer os queimados. Pronto. Quando termina a limpeza da primeira carga, vou lá e monto a carga de panelas, usando o ciclo correto para panelas e com a quantidade correta de detergente para limpar panelas. Algumas pessoas podem falar: “mas se deixar panela de molho eu lavo eu mesmo”, “ se for para deixar de molho para que lava-louça”, “ se isso não é pre lavagem eu não sei o que é!” bom, você pode fazer o que você quiser, a vida é sua, mas eu faria isso da mesma maneira que se fosse lavar na mão, deixando um pouco de molho para facilitar minha vida. Só que ao invés de botar a mão na massa para fazer o pior que é esfregar panela eu coloco a máquina para fazer. Para mim pré lavagem é outra coisa. É ter o trabalho de esfregar e tirar parcialmente o que tem nos utensílios usando água e sabão, e não é isso que estamos fazendo aqui.

Outro erro é usar qualquer detergente. Os detergentes de máquina, são extremamente fortes, justamente porque não há a função de limpeza mecânica(mão esfregando)e por não ter contato com a pele humana, eles não estão preocupados se o produto é muito forte ao ponto de corroer a mão humana (não chega a tanto, mas são fortes mesmo). Outro fator é a função selecionada. Tem função pacas… as mais simples tem 5 funções e escolher qual usar não é nada trivial. Se selecionar a função errada o tempo será menor e não terá tempo do detergente funcionar.

Resumindo: o mané aqui tá gostando bastante da máquina e a Baixinha está gostando mais ainda. Ela lava muito bem. Tem de tomar alguns cuidados mas compensam.

Eu já dei duas baixas aqui. Uma tábua de carne e uma cafeteira. Mas isto fica para outro post porque isto aqui já está virando um testamento.

8 pensamentos sobre “Lava-Louça – Vale a pena ter?

  1. cara eu estava pesquisando sobre a lava-louça e achei essa sua paginas com as informação que eu precisava.. e me identifiquei com as situações que vc relatou ai: vc é casado, mora em “apertamento”, cozinha pequena, minha mãe tb tinha uma “enxuta” e por ai vai heheheh… e eu tb me recuso a lava louça.. eu falo p minha mulher que lavar louça é um atraso de vida!!!! e ela sabendo que eu odeio isso acaba lavando a louça, estraga unha, fica bicuda…. Enfim, vou pesquisar tb e vou comprar uma de 6 serviço (aqui em casa é eu e minha esposa). Valeu pelas dicas e pela elaboração daquela tabelo de custo da lava-louça, foi genial!!!1
    Abraços

  2. gostei muito das informações,foi decisiva para eu comprar uma lava- louças!!!
    obrigada!!
    Valeria- 19.07.2013.

  3. Muito útil as informações. Parabéns pelo texto descontraído e honesto. Vou comprar a minha de 06 serviços.

  4. Adorei o texto! Bem informativo e descontraído.Era tudo o que eu precisava ouvir! Lá vou eu também comprar a minha lava-louças pra ontem!

  5. Que graça de post, amei. Vi um comercial de lava louças e fui me informar pq eu odeeeeio olhar a pia cheia, tanto quanto lavar! Seria menos um stress na minha casa! Texto show de bola. Obrigada!

  6. Vejo que este post já tem mais de um ano, mas quero dizer que sou outra baixinha que adora lava-louças e o meu Mané é quem cuida de arranjar as vasilhas na máquina e eu as guardo depois de lavadas. Ele faz questão de fazer essa parte, porque, segundo ele, eu não arranjo as louças direito na máquina rsrs

    Nós morávamos em um apertamento alugado antes de casar. Assim que decidimos comprar casa própria (outro apertamento) meu primeiro critério pro imóvel, foi de ter lava louças já instalada.

    Também não gosto de lavar banheiros e o QSQRM faz a muito contra gosto. Ainda bem que também temos máquina de lavar roupas, senão, como íamos sair de casa?

  7. Querendo muito reformar minha cozinha para comprar uma lava-louças. É o meu plano para o próximo ano! Pior tarefa doméstica: lavar louças!!!

  8. Também tenho esse mesmo modelo aqui em casa, mas para minha infelicidade com 26 dias de uso ela parou de funcionar, quando levei na autoriza o diagnóstico foi: motor queimado (fiquei chocada) e para minha surpresa a Eletrolux naot tinha a peça a disposição, moral da história fiquei esperando dois meses pelo conserto. Comecei a usar novamente, agora em cada lavagem é uma oração pra vê se o motor não para outra vez.

Deixe um comentário

